domingo, 18 de outubro de 2009

O Retrato da Desordem Social!



Isso aí foi um dos confrontos entre a polícia do rio e  traficantes de morros e favelas da cidade. Nem entrarei em detalhes, já que, está em todos os noticiários do País e fora dele.
É o reverso da medalha!
A resposta de uma grande porção da população ha muito esquecida pela sociedade. O que são essas pessoas chamadas de bandidos? São netos e/ou filhos de famílias desajustadas, onde provavelmente, existe uma história de desemprego, separação, alcoolismo, fome, gravidez precoce e injustiça social. A sociedade e as autoridades viraram as costas para esta epidemia durante anos a fio, agora, querem chegar e "eliminar" o problema. Fico pensando que, com a tal globalização e as exigências do mercado de trabalho, os menos favorecidos estarão, cada vez mais, mais distantes do sonho de ser verdadeiramente um cidadão. É ou não uma guerra civil?

Mas, voltando aos confrontos, o que achei mesmo interessante foi às justificativas do secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, primeiro, no que diz respeito a invasão do Morro dos Macacos onde o mesmo assume que o policiamento foi reforçado por saberem do plano dos traficantes, mas, (entre linhas) não foram eficientes  devido aos vários acessos do morro. Depois, o governador rejeitou ajuda da Força Nacional, alegando ter condições de controlar a guerra. Além disso, disse que todo esse tumulto não será significante para o Comitê Olímpico por se tratar de ações que continuarão a acontecer com o intuito de "arrumar" a cidade para receber as Olimpíadas. Pode? Como eles querem passar segurança nestas ações se nem ao menos são capazes de bloquear os acessos de uma favela. Os traficantes derrubam helicópteros, matam policiais, e estes, vão a luta com armamentos inferiores, sem esquemas táticos eficientes, lembrando dos filhos e esposas que ficaram em casa sem nenhum respaldo financeiro, rezando para que o mesmo volte vivo, pois morto, não deixará nenhuma pensão digna para manter seus filhos, evitando assim, que esses sejam os  jovens armados e entrincheirados bandidos do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me ajuda ae a refletir!